Modelo de Recurso administrativo. Pensão por morte para mãe/pai. Morte do filho. Coabitação. Prova de mesmo domicílio. Dependência ecônomica.

Última atualização: 22 de agosto de 2022

O recurso ordinário interposto por ${cliente_nomecompleto} contesta o indeferimento de pensão por morte requerida como genitor do falecido. O INSS negou o benefício por não reconhecer a dependência econômica. O recorrente argumenta que a decisão deve ser reformada, pois foram apresentadas provas documentais e testemunhais da dependência, mesmo que parcial. Alega-se que as testemunhas confirmaram o auxílio financeiro do filho para pagamento de contas e compras, e que a convivência frequente foi demonstrada. O recurso cita o Enunciado 13 do CRPS, que aceita dependência parcial desde que substancial e necessária. Pede-se o reconhecimento da qualidade de dependente e a concessão da pensão por morte a partir da data do requerimento administrativo.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES CONSELHEIROS DA JUNTA DE RECURSOS DO CONSELHO DE RECURSOS DO SEGURO SOCIAL

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, vem, por meio de seus procuradores, com fulcro no art. 578 da IN 128/2022, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

 

I – SÍNTESE FÁTICA

O Recorrente, Sr. ${cliente_nome}, na data de ${data_generica}, elaborou requerimento de pensão por morte, na qualidade de genitor do de cujus (Sr. ${informacao_generica}), falecido em ${data_generica}.

O entendimento foi pelo indeferimento do benefício, entretanto, motivado pela não caracterização da dependência econômica do Requerente em relação ao seu filho, havendo, portanto, desqualificação da qualidade de dependente.

Destarte, apresenta o presente recurso ordinário, na intenção de ser reformada a decisão, pelas razões a seguir expostas.

II – DO DIREITO

Inicialmente, cumpre salientar que a pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado, homem ou mulher, que falecer, aposentado ou não, conforme previsão expressa do art. 201, V, da Constituição Federal. Trata-se de prestação de pagamento continuado, substituidora da remuneração do segurado falecido.

As regras gerais sobre a pensão por morte estão disciplinadas pelos arts. 74 a 79 da lei 8.213/91, com as alterações promovidas pelas leis 13.135, 13.146 e 13.138/

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.