Requerimento Administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Direito Adquirido. Averbação de tempo de serviço urbano. Homem.

Publicado em: 31/08/2019, 20:04:34Atualizado em: 15/04/2024, 20:06:24

Requerimento de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição pela regra do direito adquirido. Empregado urbano. O requerente possui mais de 35 anos de contribuição, preenchendo os requisitos para aposentadoria. Requer o reconhecimento e o cômputo do vínculo empregatício não anotado na CTPS e a concessão do benefício a partir da data do requerimento administrativo. Solicita a reafirmação da DER, caso necessário.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO ILMO(A). SR(A). GERENTE EXECUTIVO(A) DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}

 

  

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, vem, por meio de seus procuradores, requerer a concessão de APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos: 

I – SÍNTESE FÁTICA           

O Requerente, contando atualmente com ${cliente_idade} anos de idade, filiou-se ao Regime Geral de Previdência Social, em ${data_generica}, contribuindo ativamente para a autarquia até a presente data. 

A tabela abaixo demonstra, de forma objetiva, o tempo de contribuição já alcançado pelo segurado:

${calculo_vinculos_resultado}  

Conforme se depreende da análise da tabela supra, o Requerente já possui tempo de contribuição superior a 35 anos, atingindo o direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição pelos fundamentos a seguir expostos. 

 II – FUNDAMENTOS JURÍDICOS 

A aposentadoria por tempo de contribuição, atualmente, encontra-se estabelecida no art. 201, § 7o, I, da Constituição Federal, que dispõe da seguinte forma: 

§ 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições: 

I - 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, observado tempo mínimo de contribuição; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

Tal regra foi modificada com a Emenda Constitucional 103/2019, que dispôs sobre a regra permanente, exigindo a idade acima mencionada e ainda 15 anos de tempo de contribuição para mulheres e 20 anos para homens, conforme artigo 19 do referido regramento. 

Sinala-se que até novembro de 2019 a regra da aposentadoria por tempo de contribuição não exigia a idade mínima, mas o mínimo de 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens (antiga previsão legal do artigo 201, §7º, inciso I, da Constituição Federal, vigente até 13/11/2019), bem como o cumprimento de 180 meses de carência, conforme se determina o artigo 25, inciso II, da Lei 8.213/91. 

Como se observa, são regras opostas, que se aplicadas indistintamente acarretariam em prejuízos significativos para os segurados. Desta forma, a fim de salvaguardar o direito daqueles que já tinham a expectativa de direito, foram previstas as regras de transição, as quais se encontram entre os artigos 15 e 20 da EC103/19, e têm como fato gerador o tempo de contribuição preenchido até a data da publicação da Emenda Constitucional. 

Dito isso, cumpre assinalar que, no presente caso, o Requerente possui um total de ${calculo_tempocontribuicao} de tempo de contribuição, tornando o requisito preenchido em ${data_generica} . Isto é, em data anterior à aprovação da Emenda Constitucional nº 103/2019, que entrou em vigor em 13/11/2019. Desta forma, considerando os demais requisitos, poderá optar pelas regras do direito adquirido, regra permanente ou ainda pelas regras de transição. 

Ocorre que, se reconhecidos todos os períodos postulados, a regra do direito adquirido se mostra mais vantajosa, em razão do tempo contributivo e pela forma de cálculo. Assim, é de ser avaliado o presente requerimento com o espeque no artigo 3º da EC103: 

Art. 3º A concessão de aposentadoria ao servidor público federal vinculado a regime próprio de previdência social e ao segurado do Regime Geral de Previdência Social e de pensão por morte aos respectivos dependentes será assegurada, a qualquer tempo, desde que tenham sido cumpridos os requisitos para obtenção desses benefícios até a data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional, observados os critérios da legislação vigente na data em que foram atendidos os requisitos para a concessão da aposentadoria ou da pensão por morte.

2º Os proventos de aposentadoria devidos ao segurado a que se refere o caput e as pensões por morte devidas aos seus dependentes serão apurados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concessão desses benefícios.

Desta forma, considerando que já implementados mais de 35 anos de tempo de contribuição, bem como mais que 180 meses de carência, é de ser concedido o benefício pela regra do direito adquirido, sendo inaplicável as disposições da nova legislação ao caso.

AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO URBANO

O Requerente trabalhou na empresa ${informacao_generica}, durante o período de ${informacao_generica}, na função de ${informacao_generica}.

Ocorre que o vínculo empregatício supramencionado não foi anotado na carteira de trabalho do Requerente, sendo suprimidos, portanto, ${informacao_generica} de tempo de contribuição.

Sendo assim, o Requerente pleiteia a averbação do tempo de contribuição para a concessão do benefício previdenciário, visto que apresenta início razoável de prova material para a comprovação do período pretendido.

É indispensável frisar, nesse sentido, que a Lei 8.213/91 estabelece o rol de segurados obrigatórios da Previdência Social, compreendendo aqueles que devem contribuir compulsoriamente ao Regime Geral.

A filiação, nestes casos, ocorre por força de lei, abrangendo aqueles que exercem atividade remunerada, ou seja, os tr

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais