O Governo anunciou que antecipará a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o final de maio. A previsão é que o pagamento seja feito em duas parcelas, sendo que a segunda ficará para junho.

Segundo o Governo, está pronto o decreto que autoriza o pagamento do montante, mas ainda é necessária a sua publicação até o final da semana.

A anunciação da antecipação do 13º salário havia ocorrido ainda em março. No entanto, dependia da aprovação do Orçamento Geral da União de 2021 pelo Congresso Nacional.

 

O 13º salário

O 13º salário é uma gratificação salarial paga por lei no mês de dezembro de cada ano a todo trabalhador que atua com carteira assinada.

Esse já é o segundo ano que ocorre a antecipação do benefício. Em 2020, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o valor antecipado em abril ao invés de dezembro, como de costume. No ponto, essa foi uma medida de ajuda financeira à população mais afetada pela pandemia da Covid-19.

 

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Benefícios emergenciais já confirmados pelo Governo para o ano de 2021

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo