Em Março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, a medida só entrará em vigor depois da aprovação do Orçamento Geral da União de 2021 pelo Congresso Nacional.
Dessa forma, para os aposentados e pensionistas do INSS receberem a antecipação ainda em abril, o Governo tem até esta quinta-feira (15) para liberar o orçamento. Isso porque a conclusão do cálculo da folha de pagamento dos benefícios deste mês se encerra amanhã.
Assim, caso não resolvam o impasse no Orçamento de 2021, a antecipação do 13° atrasará mais um mês.
O 13º salário
O 13º salário é uma gratificação salarial paga por lei no mês de dezembro de cada ano a todo trabalhador que atua com carteira assinada.
Esse já é o segundo ano que ocorre a antecipação do benefício. Anteriormente, em 2020, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o valor antecipado, em abril ao invés de dezembro, como de costume. Essa foi uma medida de ajuda financeira à população mais afetada pela pandemia da Covid-19.
Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:
Benefícios emergenciais já confirmados pelo Governo para o ano de 2021
INSS: Aposentados e pensionistas terão o 13º antecipado
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Boa tarde gostaria de saber quando o inss vai pagar os atrazados do auxilio doença que só pagou 1045
Obrigado pelo contato!
Nosso site presta Consultoria para Advogados Previdenciaristas. Por questões éticas não realizamos consultoria direta para segurados do INSS. Recentemente lançamos uma plataforma exclusiva onde é possível localizar um advogado perto de você!
Para melhor atendimento, acesse: https://previdenciarista.com/advogados