O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou, nesta segunda-feira (10), que antecipará o abono salarial para os meses de fevereiro e março de 2022.

O calendário foi divulgado em live realizada pelo ministro Onyx Lorenzoni e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Na ocasião, ficou decidido que os beneficiários residentes em municípios que declararam calamidade devido às chuvas, tais como Minas Gerais e Bahia, podem sacar os valores no primeiro lote no dia 8 de fevereiro, conforme determinação do CODEFAT. Por outro lado, os trabalhadores vinculados ao PASEP, que recebem os valores pelo Banco do Brasil, podem sacar a partir de 15 de fevereiro.

O Ministério ainda informa que, a partir do dia 22 de janeiro, é possível consultar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br, se o beneficiário tem direito e qual o valor do Abono Salarial. Ainda, fica disponível a data e qual a agência bancária para o recebimento.

 

Confira o calendário de pagamentos para 2022 abaixo:

Calendário 2022

O que é o Abono Salarial e quem tem direito?

O Abono salarial é um benefício que assegura aos trabalhadores o valor de um salário-mínimo anual, desde que os seus empregadores contribuam para o PIS/PASEP.

Para que os trabalhadores tenham o direito de receber esse benefício, precisam:

  • Estar cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Receber remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
  • Exercer atividade remunerada para Pessoa Jurídica durante pelo menos 30 dias;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador no E-social.

O pagamento do abono realiza-se por crédito em conta, nos caixas eletrônicos e em agências bancárias (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), com o valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base.

O Canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência, bem como por meio do atendimento presencial das unidades regionais do Ministério estão disponíveis para sanar dúvidas dos beneficiários.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo