Olá, pessoal! Tudo certo? Hoje vou falar sobre o rol de situações que permitem a concessão do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez.

Antes de começar, não desconheço que, com o advento da EC 103/2019, a aposentadoria por invalidez passou a ser chamada de aposentadoria por incapacidade permanente. Apesar disso, visando uma melhor compreendido, no blog de hoje utilizarei o nome antigo, até mesmo porque o Governo não adaptou a Lei de Benefícios à nova nomenclatura constitucional.

Pois bem!

A Lei de Benefícios (Lei 8.213/91) prevê que o valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25%. Em outras palavras, destina-se aos aposentados acometidos de uma “grande invalidez“, que necessitam de um “cuidador”.

Assim, vejam a redação do art. 45 da mencionada lei:

Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).

Então, o que diz o Decreto 3.048/99?

Nesse sentido, o Anexo I do Decreto 3.048/99 traz a relação das situações em que o aposentado por invalidez terá direito à majoração de 25%.

  1. Cegueira total.
  2. Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.
  3. Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.
  4. Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
  5. Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.
  6. Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.
  7. Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.
  8. Doença que exija permanência contínua no leito.
  9. Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

E é aqui que chamo a atenção de vocês: a relação acima não pode é exaustiva, pois a lei prevê como único requisito a necessidade de assistência permanente de outra pessoa.

Isto é, demonstrada a necessidade de assistência permanente de outra pessoa, o aposentador por invalidez faz jus ao adicional de 25%.

O entendimento do TRF4:

Nesse sentido, entendo por bem trazer o seguinte precedente da 4ª Região:

PREVIDENCIÁRIO. REMESSA NECESSÁRIA. AUXÍLIO-DOENÇA/APOSENTADPORIA POR INVALIDEZ. ADICIONAL DE 25%. CONSECTÁRIOS LEGAIS. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. […] 2. O adicional de 25% (vinte e cinco por cento) no valor do benefício, previsto no art. 45 da LBPS, é devido ao aposentado por invalidez se demonstrado por perícia médica que o segurado necessita de assistência permanente de outra pessoa, ainda que a enfermidade não conste no Anexo I do Decreto nº 3.048/99 – cujo rol é meramente exemplificativo. […] (TRF4 5040202-96.2016.4.04.9999, DÉCIMA TURMA, Relator LUIZ FERNANDO WOWK PENTEADO, juntado aos autos em 04/05/2018)

Portanto, caso a perícia médica indique a necessidade de acompanhamento permanente de terceiro, deve-se o adicional, mesmo que a patologia não conste no mencionado rol, o qual é EXEMPLIFICATIVO.

Modelo de Petição para Aposentadoria por Invalidez

Você é advogado(a)? Então, não deixe de conferir o modelo de petição inicial relacionado ao tema de hoje.

Isenção do Imposto de Renda nos proventos de Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário por incapacidade concedido ao segurado que, em razão de alguma moléstia ou incapacidade, não pode mais exercer atividades laborativas. Mas você sabia que algumas doenças graves que garantem a isenção e restituição de Imposto de Renda?

A isenção de imposto de renda para pessoas com doenças graves está prevista na Lei 7.713/88 e assegura esse direito aos contribuintes que se enquadram entre as doenças previstas na legislação. Quer saber mais? Então, assista o vídeo!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo