Na última segunda-feira (22), foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria N° 1.315, de 17 de junho de 2021, que institui a volta dos atendimentos presenciais das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com a portaria, as agências poderão optar por participar de uma experiência-piloto para retomar os atendimentos presenciais. Nesses casos, os servidores que participarem da ação deverão assinar um Termo de Ciência e Responsabilidade, devido ao atual cenário de pandemia.
A portaria regulariza o atendimento nas agências durante o período de teste. Nesses casos, é preciso organizar a quantidade de servidores trabalhando por turno, para manter o horário de atendimento regular das agências.
Dessa forma, as agências que optarem participar poderão abrir as portas ao público a partir do dia 1º de julho. A medida terá 60 dias de duração e, após o término, ocorrerá uma avaliação das ações para verificar os resultados. No entanto, ainda não se sabe quantas e quais agências irão participar do projeto-piloto.
Atendimento remoto
Atualmente, as agências do INSS estão realizando os atendimentos presenciais dos segurados apenas mediante agendamento prévio. No entanto, o foco das atividades ainda segue de madeira remota. A ideia do Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) é continuar com esse modelo e acolher servidores voluntários para a experiência-piloto.
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário