O Aposentado pelo INSS pode sacar o seu saldo do FGTS assim que começa a receber a aposentadoria. Mas, este direito também é válido para quem se aposenta por invalidez? Continue no texto, que você saberá.

Aposentado por incapacidade pode sacar FGTS?

Sim, o aposentado por incapacidade possui direito ao saque do FGTS. De fato, a partir da concessão da aposentadoria por incapacidade permamente todo o saldo do FGTS é liberado.

Mas, atenção! Somente a aposentadoria por incapacidade permanente (também chamada de aposentadoria por invalidez) gera direito ao saque do FGTS. Outros benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e o auxílio-acidente, não dão direito ao saque.

Como realizar o saque aposentadoria do FGTS?

Para sacar os valores disponíveis, o aposentado precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando documento de identidade, CPF e a carta de concessão de sua aposentadoria.

A carta de concessão da aposentadoria encontra-se disponível diretamente no aplicativo “Meu INSS”. Além disso, o documento também é enviado via correspondência pelo INSS.

Por outro lado, ainda é possível solicitar o saque aposentadoria pelo próprio aplicativo do FGTS. A Caixa ensina um passo a passo de como solicitar o saque via aplicativo no seu site.

Outros benefícios previdenciários que permitem o saque:

Como dito no início do texto, os aposentados do INSS podem sacar o saldo do FGTS. Assim, veja quais são todas as modalidades de aposentadoria que permitem o saque:

  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • A aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente.

Requisitos para a concessão da Aposentadoria por Invalidez:

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário destinado aos segurados que ficam permanentemente incapazes de exercer suas atividades laborais devido a problemas de saúde ou acidentes.

Qualquer doença que gere incapacidade para o trabalho pode justificar a concessão dos benefícios por incapacidade. Isso porque, o que avalia-se, não será quais doenças a pessoa possui, mas sim qual o impacto do estado de saúde geral na capacidade para o trabalho ou ocupação do segurado.

Após a reforma da Previdência esse benefício chama-se Aposentadoria por Incapacidade Permanente. No entanto, o Governo Federal ainda não adaptou a lei que regulamenta o benefício e a maior parte das pessoas conhece o benefício como aposentadoria por invalidez.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo