O cronograma de atendimento do final do ano de 2023 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi divulgado. A partir do dia 26 de dezembro, os servidores trabalharão em um sistema de escala. Veja as datas no próximo tópico.

Acesse também: Recesso do Judiciário: de 20 de dezembro a 6 de janeiro

Quando o INSS entra de recesso em 2023?

No ano de 2023, segundo a Portaria SRT/MGI nº 5.503, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, “os servidores públicos federais trabalharão em um sistema de escala de recesso”. Confira: 

  • 26 a 29 de dezembro de 2023;
  • 2 a 5 de janeiro de 2024. 

Durante esse período, as agências e a central de atendimento funcionam em horários diferenciados e com número reduzido de funcionários.

O principal objetivo do revezamento é garantir que os serviços essenciais do INSS estejam disponíveis, como os de atendimento ao público.

Qual o horário de atendimento do INSS?

O horário de atendimento das Agências de Previdência Social ocorre entre as 7h e 14h, isso durante os dias úteis. Porém, isso pode variar conforme as especificidades de cada agência. 

Recomenda-se que o usuário entre em contato com a agência da sua cidade para obter informações específicas sobre o atendimento.

Qual é o site oficial do INSS?

O site oficial do INSS é o https://www.gov.br/inss/pt-br. No portal, o usuário tem acesso a serviços como: acesso à informação, centrais de conteúdo, canais de atendimento e notícias.

Qual é a Central do INSS?

A Central de Atendimento do INSS é o 135, criada com o objetivo de aumentar o acesso da população aos serviços do órgão. Normalmente funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília).

Por meio do telefone fixo ou celular, o interessado pelo atendimento pode ligar para o número 135. Nesse caso, o atendimento é realizado por um profissional do INSS. A ligação não possui custos.

Acesse a seguir: Empregado terá aposentadoria compulsória após apelar contra sentença

O INSS funciona nos feriados?

As agências do INSS não abrem em feriados nacionais. Contudo, os canais remotos de atendimento, ou seja, telefone, e-mail e ouvidoria, ficam disponíveis para o usuário tirar dúvidas ou solicitar algum serviço.

Continue acompanhando o portal do Previdenciarista e fique por dentro das principais notícias e informações sobre o INSS e o direito previdenciário. Agora, acesse também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade

Voltar para o topo