O prazo para o 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG) foi divulgado. De acordo com publicação oficial, servidores aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo de Minas Gerais devem participar até o dia 23 de outubro. O procedimento é obrigatório.
O procedimento pode ser feito online, pelo portal do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), no site do Ipsemg, no Portal do Servidor ou presencialmente nas unidades regionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), de atendimento integrado (UAIs) e de ensino que foram disponibilizadas.
Até o momento, aproximadamente 68 mil aposentados ainda não realizaram o procedimento.
Veja também: Consulta de taxa de juros do empréstimo para BPC será liberada.
O que é censo previdenciário?
O censo previdenciário é uma ação que visa atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de atividades de gestão e educação previdenciária. É um sistema unificado que contém as informações previdenciárias de todos os servidores públicos do país.
Confira: Projeto para zerar fila do INSS: Câmara aprova PL do governo.
Como fazer censo previdenciário?
O censo previdenciário é feito na forma online e presencial. Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação ou, no caso dos aposentados, na Secretaria de Estado de Governo (Segov).
Para saber mais notícias sobre direito previdenciário, acesse o blog do Previdenciarista. Veja também a publicação sobre aposentadoria por tempo de contribuição.
Deixe um comentário