O Conselho da Justiça Federal (CJF) encaminhou, nesta quarta-feira (8), um ofício aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) tratando sobre o pagamento de precatórios do INSS em 2022.

De acordo com o documento, os valores referentes aos precatórios serão encaminhados aos TRFs em julho, com a publicação do Cronograma de Desembolso Mensal da Justiça Federal. Os valores correspondem a aproximadamente R$ 25,4 bilhões.

Após o repasse aos Tribunais, a previsão é de que os precatórios sejam pagos aos beneficiários em agosto. No entanto, o pagamento depende dos procedimentos administrativos internos dos TRFs.

Os Precatórios do INSS

Os precatórios previdenciários enquadram-se como de natureza alimentícia, de modo que possuem preferência na ordem de pagamento sobre os demais (art. 100, § 1º da CF) e possuem valor superior a 60 salários mínimos.

Assim, desde a aprovação da PEC dos Precatórios, a EC 114/2021, que estabeleceu um limite anual para pagamento de precatórios a partir de 2022, criou-se uma expectativa ainda maior quanto ao seu pagamento.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista para conferir nossos blogs e notícias diárias!


Prev Casos

Você é segurado e precisa do apoio de um advogado? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A) e está procurando clientes? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo