A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 8 de junho, o Projeto de Lei 1347/15. A proposta prevê o pagamento do auxílio-acidente para o contribuinte individual da Previdência Social.

Atualmente, tem direito ao auxílio-acidente apenas o empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso e o segurado especial. A concessão ocorre devido a lesões que causem a redução da capacidade para o trabalho. Assim, o valor do auxílio acidente é de 50% do salário de benefício e é devido a partir do dia seguinte ao da cessação de auxílio-doença.

Dessa forma, o projeto de lei de autoria do Carlos Bezerra (PMDB/MT), altera a redação do artigo 18 da Lei nº 8.213 para dispor do pagamento do auxílio também ao contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o projeto de lei ainda prevê uma alíquota adicional de 0,5% sobre o salário de contribuição.  O objetivo da proposta é tratar os contribuintes individuais da mesma maneira que os demais segurados da previdência.

O projeto segue em tramitação nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Quer saber mais sobre o auxílio acidente? Então, veja também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo