O título deste Blog certamente é sobre uma das perguntas mais ouvidas por qualquer Advogado Previdenciarista! Sem dúvida essa é a maior dúvida de aposentados e pensionistas do INSS.
Basicamente, o que ocorre é uma diferença nos percentuais dos reajustes anuais entre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o aumento do salário mínimo nacional, fatalmente gerando um ACHATAMENTO dos benefícios em relação ao salário mínimo.
Veja também um vídeo sobre o assunto:
Reajuste dos benefícios do INSS x Salário mínimo:
Os benefícios do INSS e o salário mínimo tem um reajuste em comum: o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), conforme art. 41-A da lei 8.213/91.
Contudo, o salário mínimo nacional pode ter um reajuste “extra”, que é a possibilidade do Governo dar um aumento real, como forma de estímulo a economia nacional.
Esse aumento concede um extra, além da inflação (que é reposta pelo INPC), para aumentar o poder real de compra do salário mínimo.
Inclusive, entre 2016 e 2019 vigorou a Lei 13.152/2015, que gerou um plus obrigatório no salário mínimo. Nesse período o reajuste do salário mínimo se deu pelo INPC + crescimento do PIB.
Portanto, geralmente temos os seguintes reajustes anuais:
- Benefícios do INSS: Só INPC
- Salário mínimo: INPC + Aumento real
Confira abaixo a diferença dos 2 reajustes desde 1995:
Em 2022, o reajuste proposto também foi diferente, mas por um motivo diverso da ideia de aumento real do salário.
Como o reajuste do salário foi divulgado antes da liberação do valor do INPC oficial de 2021, o governo usou estimativa para chegar ao reajuste de 10,18% do salário mínimo, enquanto o INPC anual acabou fechando 10,16% e foi aplicado aos benefícios.
Aliás, para tudo isso ficar mais claro, veja uma simulação considerando um valor de R$ 100,00 em 1995, caso reajustado pelos índices do INSS e outro pelo salário mínimo:
E afinal, tem como revisar o benefício do INSS?
Será possível fazer revisão o benefício para equiparação ao salário?
Infelizmente, a resposta é NÃO.
Tendo em vista que a Constituição veda a vinculação do salário para qualquer fim (art. 7º, IV), não é possível revisar os benefícios do INSS conforme o reajuste do salário mínimo.
Conseguiram entender o achatamento dos benefícios do INSS em relação ao salário mínimo? Espero que sim! Deixe seu comentário…
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Prev Casos
Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!
Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS
Diretório de Advogados
Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.
Deixe um comentário