O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2023 acaba na próxima quarta-feira (31/05). Quem não fizer a declaração pode ter que pagar multas a partir de R$ 165,74.

Nesse sentido, aposentados e pensionistas do INSS devem declarar os rendimentos recebidos a título de benefício previdenciário. Dessa forma, nesse post, iremos ensinar a obter o extrato de imposto de renda por meio do “Meu INSS”.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade e acesso aos serviços do INSS de forma digital. Pode ser acessado pela internet ou baixado o aplicativo no celular (para iOS ou Android).

Esta ferramenta possibilita o acesso há mais de 90 serviços pelo INSS, sem precisar que o segurado ou pensionista vá até as agências. No entanto, para utilizar o Meu INSS é necessário o cadastro de senha. O login do segurado ou pensionista será sempre seu CPF.

Lembrando que a senha do primeiro acesso pode ser gerada online. Para saber mais sobre esse procedimento, não deixa de conferir o vídeo institucional do INSS.

Como obter o Extrato do Imposto de Renda do INSS?

Primeiramente, após a realização do login e acesso à ferramenta, deve selecionar-se a opção “Extrato de Imposto de Renda“. Veja-se:

Como obter extrato para imposto de renda no Meu INSS?

Assim, selecionada a opção acima, basta o segurado ou pensionista selecionar o ano calendário de 2022 e o respectivo benefício. Caso receba mais de um benefício (por exemplo: aposentadoria e pensão), deverá obter o extrato de cada um para fazer a declaração.

Obtendo o extrato do IR no Meu INSS na prática

Por fim, caso tenha dificuldades para obter o extrato, não deixei de assistir o nosso vídeo. Nele, você acompanha um passo a passo, demonstrando na prática como obter o extrato de imposto de renda no sistema do Meu INSS!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo