A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e o Banco do Brasil reafirmaram a parceria com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a nova Prova de Vida.

No último dia 3 de Fevereiro o INSS publicou a Portaria Nº 1.408, que acaba com a Prova de Vida presencial. Agora, os aposentados e pensionistas do INSS estão dispensados de comparecerem presencialmente às instituições financeiras. Dessa forma, o presidente do INSS, reuniu-se com a FEBRABAN e Banco do Brasil, para manifestar apoio à nova Prova de Vida.

Na ocasião, o Banco do Brasil destacou que a parceria com o INSS é muito importante. Assim, a entidade disponibilizou-se para evoluir nas tratativas para o uso de dados do Banco no procedimento da prova de vida. Do mesmo modo, as mudanças foram bem aceitas pela FEBRABAN. A Federação acredita que as mudanças serão muito produtivas, tanto para os aposentados e pensionistas, quanto para o setor bancário.

Ainda, na reunião o grupo abordou os temas como a ouvidoria, combate a fraudes e empréstimo consignado.

A Nova Prova de Vida

O Ministério do Trabalho e Previdência assinou, na quarta-feira (2), uma portaria que altera as regras da Prova de Vida do INSS. A partir de agora, o procedimento são será mais exigido de forma presencial.

Com a portaria, o INSS não pode mais exigir a comprovação de vida presencial dos aposentados e pensionistas. Isso ocorrerá quando existir a necessidade de deslocamento até agências bancárias ou do INSS. Dessa forma, as novas regras indicam que a Prova de Vida será feita pelo próprio governo. A comprovação ocorrerá através de consultas em bases de dados públicas (federal, estadual e municipal) e privadas para saber se o beneficiário está vivo.

Quando não for possível realizar o cruzamento de dados, o beneficiário será notificado. Somente assim será necessária a realização da Prova de Vida, dando preferência para a modalidade online via MeuINSS.

O INSS tem até o dia 31 de Dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias. Dessa forma, até essa data o bloqueio de benefícios por falta da comprovação de vida fica suspenso para todos os segurados do INSS.

Para que serve o procedimento?

A Prova de Vida serve para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de que está vivo. Dessa forma, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Quer sabe mais sobre o tópico? Então, leia também:

Prova de Vida: Banco do Brasil disponibiliza ferramenta pelo aplicativo 

Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

 

Voltar para o topo