Olá! Espero que vocês estejam bem! No blog de hoje venho dar uma dica importante sobre a Revisão da Vida Toda.

Conforme já noticiamos em diversas matérias aqui no Prev, o Supremo Tribunal Federal aprovou a Revisão da Vida Toda, sendo a decisão FAVORÁVEL aos beneficiários da Previdência Social. Esta foi a tese fixada no Tema nº 1.102 do STF:

“O segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável.”

Nesse contexto, uma dúvida bastante comum é se os aposentados após a Reforma da Previdência possuem direito à Revisão da Vida Toda.

Revisão da Vida Toda e Direito Adquirido

Um dos requisitos para ter direito à Revisão da Vida Toda é que o(a) segurado(a) tenha implementado os requisitos para a concessão da aposentadoria até 13/11/2019 (Reforma da Previdência).

Se o direito já existia em 13/11/2019, e a aposentadoria foi concedida pelas regras anteriores à Reforma (Lei 9.876/99), é possível pedir a revisão! Nesses casos, pouco importa se o benefício foi requerido e/ou concedido após 13/11/2019.

Agora para aqueles que tiveram aposentadoria concedida pelas regras transitórias ou permanentes, isto é, de acordo com as normas trazidas pela EC 103/2019 (Reforma da Previdência), não é possível pedir a revisão.

Aqui, recomendo a visualização do vídeo abaixo que gravei sobre a possibilidade de se aposentar pelas regras antigas:

E aí, vocês sabiam dessa possibilidade? Por fim, vou disponibilizar um modelo de petição inicial para Revisão da Vida Toda.

Um grande abraço e até a próxima!

Quer saber como realizar os cálculos da Revisão da Vida Toda, então acesse

Com as ferramentas de cálculos do Previdenciarista você pode realizar TODOS os cálculos de forma simples, prática e rápida, inclusive o cálculo de viabilidade da Revisão da Vida Toda! Além disso, contamos com modelos de petições conforme o resultado de cada cálculo.

Então, se você ainda não conhece o Prev, CLIQUE AQUI e acesse o link para o teste grátis por 15 dias. Além disso, no período de teste faça cálculos ilimitados, escolha e baixe nossos modelos de petições e tudo mais, aproveite!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo