O Governo Federal antecipará o pagamento do 13º dos aposentados e liberará o saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio oficial e a assinatura da Medida Provisória está prevista para a próxima quinta-feira (17). 

Em 2020 e 2021, o Governo havia antecipado o pagamento do décimo terceiro dos aposentados do INSS. A justificativa era os impactos econômicos da pandemia de Covid-19.

Em 2022, o pagamento do benefício do 13º será feito em duas parcelas. A primeira será paga em abril, e a segunda, em maio. Normalmente, paga-se o 13º das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no segundo semestre, em agosto e novembro.

Além disso, o Governo ainda liberará um saque no valor de R$1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço  (FGTS) para os trabalhadores com carteira assinada. 

Dessa forma, o objetivo do governo com a medida é impulsionar o crescimento econômico do país no primeiro semestre do ano. Além de reduzir o endividamento da população de baixa renda.

Em 2022, teremos o pagamento do 14º salário?

Desde 2020 aconteceu uma certa expectativa em relação ao pagamento do 14º salário. No entanto, o Governo não aprovou, nem sancionou, nenhuma lei que autorize o pagamento do benefício.

O Projeto de Lei 4.367/20 prevê justamente o recebimento em dobro do abono anual para os segurados da Previdência Social. Ou seja, seria a criação do chamado 14º salário.

A proposta regulamentava o pagamento do abono até o ano de 2023, incluindo os beneficiários que recebem aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

A última notícia em relação ao tema foi a aprovação do projeto pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A aprovação aconteceu no dia 24 de novembro de 2021 e desde então não tivemos atualizações do andamento do Projeto de Lei 4.367/20.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo