O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (2) o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas.  O abono anual começa a ser pago a partir de hoje, para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo.

O 13º salário do INSS será pago aos beneficiários que tenham recebido em 2022 o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Em 2020 e 2021, o Governo já havia antecipado o pagamento do décimo terceiro dos aposentados do INSS. A justificativa era os impactos econômicos da pandemia de Covid-19. Normalmente, paga-se o 13º das aposentadorias e pensões do INSS no segundo semestre, em agosto e novembro.

Para consultar os valores, basta acessar o site ou aplicativo do MeuINSS.

Confira abaixo o calendário completo do 13° salários do aposentados do INSS:

A primeira parcela será paga entre 2 e 6 de maio. E a segunda, entre 1 e 7 de junho. Dessa forma, o calendário segue o número final do benefício:

PARA QUEM RECEBE ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO:

13° salário

O 14º salário será pago em 2022?

Desde 2020 criou-se uma certa expectativa em relação ao pagamento do 14º salário. No entanto, o Governo não aprovou, nem sancionou, nenhuma lei que autorize o pagamento do benefício.

O Projeto de Lei 4.367/20 prevê o recebimento em dobro do abono anual para os segurados do INSS. Ou seja, seria a criação do chamado 14º salário.

Dessa forma, a proposta garante o pagamento do abono até o ano de 2023, incluindo as aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Assim, a última notícia em relação ao tema foi a aprovação do projeto por Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, no dia 24 de novembro de 2021. Desde então não tivemos atualizações do andamento do Projeto de Lei 4.367/20.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo