O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve restaurar o Auxílio-Doença de uma técnica de enfermagem que sofre com desmaios frequentes.

A técnica de enfermagem entrou com uma ação após o INSS suspender o benefício de incapacidade temporária. O Órgão alegava que a segurada apresentava capacidade laboral, após uma avaliação médica. Assim, ao analisar o caso, a 20ª Vara Federal de Porto Alegre julgou o pedido como improcedente e ela recorreu novamente, dessa vez ao TRF4.

Ao Tribunal, a enfermeira apresentou atestados médicos afirmando que tem problemas neurológicos e cardíacos. Tais enfermidades causam desmaios frequentes, e o tratamento já dura cerca de 8 anos, sem sucesso.

Qual a foi a decisão do TRF4?

Ao analisar o caso, a 11ª Turma julgou o recurso da segurada como procedente. Para o TRF4, nos casos de benefícios por incapacidade, deve-se decidir a concessão com base em provas periciais. No entanto, segundo o Tribunal, existe a possibilidade de levar em conta as condições pessoais da parte autora. Dessa forma, caso comprove-se a persistência da incapacidade para o trabalho, mesmo após a suspensão administrativa do benefício, garante-se a concessão do Auxílio-Doença. Cabe tal entendimento mesmo que ele vá contra as conclusões periciais.

Assim, cabe ao INSS restabelecer o benefício de incapacidade temporária da Técnica de Enfermagem.

Com informações do TRF4.

Quer saber mais sobre a concessão do Auxílio-Doença? Então, assista o vídeo!

O Auxílio-Doença é um benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às pessoas que ficarem incapacitadas para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos e que cumprirem 3 requisitos:

  • Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual
  • Cumprimento da carência
  • Ter qualidade de segurado

Não se exige que o segurado esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que o segurado esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo