O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta semana mais um resultado das ações de enfrentamento à fila da Previdência Social: o tempo médio de espera de concessão em novembro foi de 55 dias, o que aponta melhoria em relação a outubro, que foi de 57 dias.
Qual é o tempo médio de concessão do benefício do INSS?
O tempo médio de espera da concessão do benefício do INSS é de 55 dias. Esse é um dado atualizado de novembro de 2023. No mês de outubro deste ano, a média foi de 57 dias.
Segundo o INSS, se comparada ao mês de novembro de 2022, “a espera caiu 30%, quando o período médio estava em 79 dias”.
Veja também: Calendário do INSS em 2024.
Qual é o prazo legal de espera?
Com a adesão de ações de enfrentamento à fila da Previdência, a expectativa é de que os requerimentos fiquem dentro do prazo legal, que são 45 dias.
Como parte de requerimentos, estão: aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios. Segundo o Instituto, “não entram nessa conta os acordos internacionais e as análises de pós-perícia”.
Acesse a seguir: Regras da aposentadoria em 2024: veja o que muda.
Quais são as ações para reduzir a fila do INSS?
Entre as ações tomadas no ano 2023 com objetivo de reduzir a fila e atingir a meta de 45 dias, estão:
- Simplificação de requerimentos no Meu INSS, Atestmed;
- Atendimento para entrega do atestado nas Agências da Previdência Social;
- Mutirões de atendimento de avaliações sociais e perícias médicas para pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
Fique por dentro das principais informações sobre o INSS e direito previdenciário no blog do Previdenciarista. Agora, acesse também o conteúdo completo sobre auxílio-doença.
Deixe um comentário