O Ministério do Trabalho e Previdência fez um alerta à população contra golpes aos beneficiários do INSS. As fraudes tratam de valores atrasados de benefícios pagos pelo órgão.

De acordo com o Ministério, os golpistas se passam por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social com o objetivo de extorquir os beneficiários. O contato ocorre, normalmente, por meio de ligações telefônicas, onde os criminosos alegam que o segurado possui valores atrasados para receber decorrentes de benefícios do INSS. Dessa forma, os golpistas solicitam uma quantia em dinheiro para a suposta liberação do pagamento desses atrasados.

Além disso, também são comuns os golpes alegando a possível Revisão de Benefícios, onde os golpistas tentam obter dados pessoais e fotos de documentos para uma revisão que não existe.

O Ministério ressalta que o INSS jamais entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

 

O que fazer caso receber a ligação?

É preciso ficar atento à natureza das ligações para não cair no golpe. Caso você receba a ligação, não forneça nenhuma informação ou dado pessoal e desligue imediatamente. Além disso, bloqueie o contato.

Lembre-se: o INSS nunca realiza esse tipo de chamada e também não envia mensagens por SMS ou Whatsapp.

Assim, caso você sofra alguma tentativa de golpe, denuncie à Ouvidoria pelo site ou pelo telefone 135. Ainda, é possível registrar um Boletim de Ocorrência e entrar em contato com próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo