Está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição 24/2021. A proposta busca facilitar a aposentadoria da mulher com filhos.

A PEC tem autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), juntamente com outros 28 parlamentares. De acordo com o texto, passaria a considerar-se o período dedicado ao cuidado dos filhos, como tempo de contribuição. Assim, será reconhecido 1 ano de tempo de contribuição, para cada filho nascido vivo. O texto ainda regulamenta o reconhecimento de dois anos para cada filho adotado, ou portador de deficiência.

A relatora da PEC, a Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) já apresentou emendas para assegurar os direitos das mães na aposentadoria da mulher. Entre elas está a contagem de tempo também para o cálculo do benefício. Além disso, em outra emenda, a Senadora indica a aplicação das mudanças sem depender de uma edição posterior da lei,

O objetivo da PEC 24/2021 é “reparar os efeitos negativos suportados pelas mulheres em função das atividades de cuidado

desempenhadas por elas.”. A medida vale para as Servidoras Públicas e para as seguradas no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A CCJ discutirá a PEC durante a reunião deliberativa da próxima quarta-feira (6) na CCJ.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo