Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 461/24, que concede auxílio de R$ 1 mil por mês ao responsável legal da pessoa com deficiência que seja beneficiada pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o PL, o direito ao auxílio termina se a pessoa com deficiência morrer.

O que é o Auxílio Cuida Mais?

O Auxílio Cuida Mais é o programa referente ao Projeto de Lei 461/24, que prevê uma ajuda financeira ao cuidador e responsável legal da pessoa com deficiência, beneficiada pelo BPC. Até o momento o programa tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e ainda deve ser analisado por comissões. 

Confira também: Governo suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

Quem é o autor do projeto?

O autor do projeto é o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que afirmou o seguinte: “essa nova alíquota permitiria arrecadar aproximadamente R$ 13,5 bilhões para custear o auxílio”. Ainda, afirma que para financiar o programa, a proposta indica o aumento da Cofins paga pelas instituições financeiras de 4% para 5,5%.

Ainda de acordo com o deputado, a proposta se fundamenta “nos princípios da justiça social, da igualdade e no compromisso do Estado brasileiro em garantir o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente aqueles em situações de maior vulnerabilidade”.

Leia a seguir: INSS e Correios firmam parceria nesta quarta (20): veja o que muda

Qual é o andamento do projeto?

Até a data de hoje, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira outros conteúdos relacionados aos beneficiários do BPC e de outros benefícios previdenciários no blog do Prev. Aproveite e leia o conteúdo completo sobre aposentadoria por tempo de contribuição

Voltar para o topo