Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 164/21, o qual permite que devedores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ingressem no Simples Nacional.

O projeto tem autoria do Deputado Carlos Bezerra (MDB-MT) e altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Assim, as empresas que estiverem com dívidas junto ao INSS podem optar pelo Simples Nacional.

De acordo com o texto da proposta, a Lei Complementar nº 109 passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art.31.

§ 5º Cada plano de benefícios terá independência patrimonial em relação:

I – aos planos de benefícios operados pela mesma entidade fechada;

e II – à entidade fechada que o opera.”

O Simples Nacional é um regime tributário voltado para as micro e pequenas empresas. Atualmente a lei veda o ingresso de empresas devedoras do INSS no regime.

O projeto segue em tramitação nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Dessa forma, caso aprovado nas comissões, a proposta seguirá para o Plenário.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo