Na terça-feira (23), o prazo para realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogada por mais 60 dias. Agora, com a declaração feita ontem, o prazo de suspensão estendeu-se até maio.
Os beneficiários que moram no Brasil e no exterior são contemplados pela medida. Além disso, para quem desejar fazer a validação da prova de vida, ela pode ser feita normalmente pelos bancos.
Para que serve a prova de vida?
Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, é preciso fazer a comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.
Em regra, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020 o procedimento encontra-se suspenso.
A prorrogação foi definida pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim e o anúncio foi feito pelo canal da secretaria no YouTube do Ministério do Trabalho.
No canal do Prev, já publicamos um vídeo em que ensinamos detalhadamente o que é e como fazer a prova de vida:
A ampliação da prova de vida digital
Além do novo prazo, o governo também anunciou a ampliação da prova de vida digital, a qual ocorre por meio da biometria facial. Na primeira etapa de implantação da modalidade, participaram cerca de 500 mil beneficiários, agora serão mais 5,3 milhões de segurados. A prova de vida digital deve ser feita pelo aplicativo meu-gov.br.
O projeto piloto da prova de vida digital foi lançado em Agosto de 2020 e ainda está em desenvolvimento. Por isso, nem todos os beneficiários podem utilizar esse sistema, apenas os que receberem notificação por SMS ou e-mail do INSS.
Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:
Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS
Prova de vida do INSS em 2020: como fazer e prazo
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário