O prazo para a realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogada até o dia 31 de maio, conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 16 de março.

Os beneficiários que moram no Brasil e no exterior são contemplados pela medida. Além disso, para quem desejar fazer a validação da prova de vida, ela pode ser feita normalmente pelos bancos.

É importante lembrar que a prorrogação não é válida para quem já estiver com o benefício suspenso. Nesses casos, é necessário comparecer a agência bancária do recebimento do benefício para fazer o recadastramento.

Para que serve a prova de vida?

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, é preciso fazer a comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontra suspenso.

No canal do Prev, já publicamos um vídeo em que ensinamos detalhadamente o que é e como fazer a prova de vida:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Prova de Vida: Banco do Brasil disponibiliza ferramenta pelo aplicativo 

Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS

Divulgado calendário da Prova de Vida para os aposentados do INSS

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo