Ontem (23), em reportagem do Jornal Nacional, foi informada a ação de uma quadrilha que captura e vende o acesso de contas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para terceiros realizarem empréstimos consignados sem o conhecimento do aposentado ou pensionista. Um dos acessos ilegais ocorreu em Roraima e um servidor público será investigado.
Golpistas propõem a retirada da restrição de empréstimos
Toda vez que aprova uma aposentadoria, o INSS restringe os empréstimos consignados como uma forma de segurança. Uma corretora autônoma que fez a denúncia ao jornal, por sua vez, informou que para a retirada da restrição, há bandidos que propõem reduzir a espera a minutos. Confira o relato da corretora:
“O cliente, quando vem pedir um empréstimo, ele tem urgência, ele tem pressa. Se eu pagar o valor que está sendo cobrado [pelos golpistas], dali uma hora o dinheiro está na conta do cliente e ele está feliz”.
Negociações ocorrem por telefone
O contato dos golpistas é compartilhado entre os próprios corretores de empréstimo. As negociações são por telefone. Segundo a corretora: “tenho que passar o número do CPF e o número do benefício para qual eu quero o desbloqueio. Depois de eu […] pagar pelo serviço, eu vou mostrar que o benefício encontra-se desbloqueado. O benefício liberado para empréstimo”.
Leia também: Saiba como dar entrada na aposentadoria: passo a passo.
Quadrilha vende acesso aos golpistas
A mesma quadrilha que tem acesso à conta dos aposentados no Meu INSS, vende para golpistas tirar empréstimos consignados e ficar com o dinheiro, sem os aposentados saberem. Segundo a matéria, “a corretora de empréstimos fez o teste. Ela repassa o próprio CPF aos fraudadores e recebe uma nova senha do sistema gov.br, usado para acessar a conta do INSS”.
Saiba como descobrir empréstimos sem autorização
Os aposentados e pensionistas do INSS que desejam conferir se há empréstimos consignados feitos sem autorização, podem realizar a consulta a respeito de consignado ativo diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:
- Acesse o app “Meu INSS”;
- Na tela inicial, digite “Extrato” no campo “Do que você precisa?”;
- Depois, basta clicar em “Extrato de Empréstimo Consignado”, dentre as opções que aparecerão na tela;
- Salve ou imprima o arquivo PDF que será gerado.
Atenção: não envie mensagens ou comunique por telefone os dados de acesso do Meu INSS. Em caso de dúvidas, consulte um advogado previdenciário.
Acompanhe os desdobramentos da notícia sobre a quadrilha que vende acesso de contas do INSS para empréstimos consignados aqui no blog do Previdenciarista, o seu portal sobre direito previdenciário.
Deixe um comentário