Quatro meses após a reabertura parcial das agências da Previdência Social, quase um terço delas (31,2%) ainda permanecem fechadas por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que informa quais unidades estão em funcionamento, essas agências estão fase de adequação para atender aos protocolos sanitários exigidos em razão da pandemia da Covid-19.

Até o momento, de um total 1.525 agências, 1.073 estão abertas. Essas medidas estão sendo tomadas visto que, segundo os números obtidos pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), pelo menos 643 servidores do INSS foram infectados pela Covid-19.

As agências do INSS voltaram a funcionar presencialmente no dia 14 de setembro de 2020. Porém, o atendimento presencial está sendo feito exclusivamente para os segurados que fizerem o agendamento por meio do site ou aplicativo do Meu INSS, ou ainda pela Central de telefone 135. Os chamados atendimentos espontâneos, isto é, de segurados não que não marcaram hora, não estão acontecendo no momento.

Confira abaixo a relação da porcentagem do número de agências fechadas em cada Unidade Federativa:

AGÊNCIAS FECHADAS

FONTE: Dados do INSS

A lista completa das unidades pode ser conferida no site covid.inss.gov.br

Como posso agendar o atendimento presencial pelo Meu INSS?

Para fazer o agendamento basta acessar o Meu INSS, informando login e senha. No menu inicial, selecione “Agendamentos/Solicitações” e em seguida, clique em “Novo Requerimento”. Basta escolher o serviço desejado e confirmar os dados cadastrais e informações de contato.

Caso seja possível realizar o serviço à distância, o aplicativo exibirá a mensagem com essa recomendação. Se a opção não estiver disponível, é preciso a localização para verificar as agências abertas próximas da sua casa. Selecione a agência de seu interesse e o horário, entre as opções disponibilizadas pelo aplicativo. Em seguida, confirme a marcação.

Após seguir esses passos, seu atendimento estará agendado. Na data ado atendimento, é importante que o segurado compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo