Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios acima do salário mínimo terão reajuste de 3,71% neste ano. Esse é o menor desde 2018. Consulte a tabela dos tetos previdenciários.
Ainda é necessário que o Ministério da Previdência publique uma portaria para oficializar o reajuste. Confira mais informações.
Leia também: Aposentados do INSS terão passagens aéreas a R$ 200.
O que é o INPC?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, por meio da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento.
Uma das funções do Índice é orientar uma série de reajustes, o que inclui o valor da aposentadoria.
Confira a seguir: Fila do INSS: Ministro da Previdência diz que nunca vai acabar.
Qual é o índice de reajuste nas aposentadorias em 2024?
O índice de reajuste em 2024 é menor do que o aumento do salário mínimo. Isso porque em relação ao valor mínimo das aposentadorias, houve um aumento de 6,97%, sendo maior do que 3,71% para beneficiários que recebem acima de um salário.
Vale ressaltar que o Ministério da Previdência ainda precisa publicar uma portaria para oficializar o reajuste dos benefícios no Diário Oficial da União (DOU).
Quando o reajuste no valor da aposentadoria será feito?
O reajuste para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima de um salário mínimo será realizado após a oficialização no Diário Oficial da União.
A previsão é que já nos próximos pagamentos referentes ao mês de janeiro de 2024, os valores estejam atualizados.
Veja: Janeiro Branco: INSS publica orientações sobre saúde mental.
Acompanhe o desdobramento desta e de outras notícias relacionadas ao direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista.
Deixe um comentário