O processo que trata o pedido de vista da Revisão da Vida Toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem julgamento pautado para acontecer entre os dias 24 de novembro e 1 de dezembro de 2023. De acordo com publicação da Folha, “o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin, devolveu o caso após pedido. 

O que é Revisão da Vida Toda?

A Revisão da Vida Toda é um tipo de revisão de benefícios previdenciários que leva em consideração todo o período de contribuição do segurado, incluindo as contribuições feitas antes de julho de 1994, que é a data de início do Plano Real.

Confira também: calendário do INSS de novembro de 2023.

Quais foram os últimos trâmites do caso?

O caso estava parado, segundo publicação, desde 15 de agosto de 2023, “quando Zanin pediu para analisar melhor o tema”. O ministro tinha 90 dias para devolver o processo, o que ocorreu nesta quarta-feira (8/11). Depois disso, uma nova análise foi marcada.

Acesse a seguir: 14º Salário do INSS: o que é? Foi aprovado? Confira!

Como o próximo julgamento da Revisão da Vida Toda vai acontecer?

O julgamento acontecerá no plenário virtual, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Depois de quase um ano da decisão que “garantiu o direito de incluir contribuições antigas no benefício”, o plenário deverá delimitar questões como: 

  • Quando ocorrerá a contagem dos atrasados
  • Definições a quem entra com processo contra o INSS na Justiça. 

O que será discutido nos debates?

Segundo a nota, os debates “giram em torno da data de referência da revisão”. Esse assunto foi aprovado em primeiro lugar no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Anos depois, no STF. 

Acompanhe o desdobramento desta e de outras notícias previdenciárias no blog do Previdenciarista. Fique por dentro também do conteúdo completo sobre aposentadoria por idade

Voltar para o topo