Em pronunciamento realizado no Senado, no início desta semana, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância de valorizar os idosos, aposentados e pensionistas brasileiros. De acordo com Paim, “o grupo ajudou no crescimento e desenvolvimento do Brasil”.
Continue a leitura desta notícia e confira mais informações sobre o pronunciamento que destacou a importância de valorizar aspectos relacionados à aposentadoria.
Veja o que fez parte do pronunciamento
O senador Paulo Paim, ao ressaltar a necessidade de valorizar idosos, aposentados e pensionistas, também mencionou que atualmente há cerca de 39 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que inclui o grupo destacado no pronunciamento.
Ainda segundo o parlamentar, essa é a população que mais cresce no país. Em levantamento feito pelo IBGE, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos, o que reforça a relevância do seu discurso.
Entre as medidas de reconhecimento que ele destacou, estão a criação do 14º salário e a desaposentadoria, que garantiria aos beneficiários a possibilidade de renunciar a aposentadoria e fazer um novo cálculo previdenciário para melhorar o benefício.
Leia também: Regras da aposentadoria em 2024: veja o que muda.
Entenda a relação entre o pronunciamento e a realidade dos aposentados
O pronunciamento do senador aconteceu no momento em que uma pauta importante para os aposentados está em alta: a revisão da vida toda.
Na última semana era para ter sido concluída a votação que julga a constitucionalidade de incluir contribuições antes do plano Real, o que aumentaria o valor do benefício aos aposentados do INSS.
Contudo, antes da votação virtual terminar, o ministro Alexandre de Moraes pediu paralisação do julgamento. Até o momento, não há data definida para a retomada.
Acompanhe o blog do Previdenciarista e fique por dentro das principais notícias relacionadas ao direito previdenciário, INSS, concessão de benefícios, entre outros temas relevantes. Agora, veja também o conteúdo completo sobre aposentadoria por tempo de contribuição.
Deixe um comentário