Simular a aposentadoria é uma ação importante para o contribuinte do INSS, pois dessa forma é possível identificar os melhores recursos e benefícios previdenciários, evitando problemas futuros. Neste artigo você verá um guia simples e prático, com o passo a passo de como realizar essa tarefa, atualizada para 2024.
Faça cálculos previdenciários de forma rápida e segura.
Como simular aposentadoria no Meu INSS?
É possível realizar a simulação de sua aposentadoria de forma rápida e gratuita através do Portal do Meu INSS. Para isso, siga os seguintes passos:
1. Acesse o site e faça seu login. Se você já possui cadastro prévio, basta preencher seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, informe seu CPF e prossiga para iniciar o cadastramento no site ou app.
2. Na página inicial, clique em “Simular aposentadoria”:
3. Confira e, se necessário, edite seus dados pessoais e vínculos empregatícios/períodos de contribuição. Para isso, clique sobre o ícone de lápis para os dados que deseja editar:
Clicando sobre o lápis correspondente ao seu Tempo de Contribuição, serão abertos todas as suas contribuições vertidas, podendo ser editadas as datas de início e de fim e também o valor das contribuições.
Para editar esses dados, basta clicar, mais uma vez, no ícone de lápis do vínculo correspondente:
4. Confirme as alterações realizadas, rolando a página até o final e clicando em “Confirmar”:
5. Volte à tela inicial da Simulação para verificar os resultados.
6. A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Vale destacar que todas as pessoas que contribuem para o INSS podem utilizar o simulador de aposentadoria.
A ferramenta é indicada para os contribuintes que desejam planejar seus benefícios previdenciários, mas, conforme o próprio site alerta, “o resultado [da simulação] não garante direito ao benefício”.
Por isso, fique atento a todas as informações disponíveis na plataforma, conferindo com os dados constantes em suas Carteiras de Trabalhos, holerites e demais comprovantes de vínculos e contribuições.
Além do site do Meu INSS, você também pode utilizar o Previdenciarista para fazer a simulação de aposentadoria, podendo verificar o Tempo de Contribuição atual, a Renda Mensal Inicial – RMI prevista para cada regramento de aposentadoria, a data da previsão do cumprimento dos requisitos de cada benefício e muito mais!
Você é advogado previdenciarista e deseja criar um escritório online? Acesse a página do Prev.
Como simular aposentadoria no site do Previdenciarista?
Para simular a aposentadoria no Prev, é necessário ter uma assinatura ativa no Previdenciarista. Para conhecer nossos planos e funcionalidades, acesse: Previdenciarista – Assine Já.
Para realizar os cálculos de Tempo de Contribuição e simular uma aposentadoria pelo Prev, basta acessar a calculadora de Benefícios Previdenciários:
Você pode visualizar as instruções completas dessa calculadora, bem como a forma de cálculo de todos os tipos de aposentadoria em nosso artigo: Como calcular quanto vou receber de aposentadoria? Passo a passo
Além da calculadora do Prev, também é possível a realização de cálculos com ainda mais facilidade, através da Extensão do Prev para Google Chrome. Com ela, não é necessário fazer o download do CNIS, uma vez que a ferramenta, que é exclusividade do Prev, extraí automaticamente os dados do Meu INSS e faz os cálculos de forma fácil, rápida e segura. Veja as instruções disponíveis em: Como fazer um novo cálculo usando a Extensão do Prev?
Encontrando um especialista em Direito Previdenciário pelo site do Prev
Em caso de dúvidas ou dificuldade para realização das simulações de aposentadoria, você pode utilizar o site do Prev para encontrar um especialista em Direito Previdenciário que prestará todo o suporte necessário, tirar suas dúvidas e lhe auxiliar no requerimento de aposentadoria, se for o caso.
Quem pode utilizar o simulador de aposentadoria?
Todas as pessoas que contribuem para o INSS podem utilizar o simulador de aposentadoria. A ferramenta é indicada para os contribuintes que desejam planejar seus benefícios previdenciários de forma segura.
Como simular aposentadoria com 5 anos de contribuição?
Entender os direitos previdenciários pode ser muito importante para a obtenção de benefícios, como por exemplo, por meio da aposentadoria com 5 anos de contribuição. Para isso, é válido buscar um advogado que poderá auxiliar em todos os pré-requisitos para a concessão do benefício, o que inclui a simulação da aposentadoria.
O simulador de aposentadoria é confiável?
Sim. O simulador de aposentadoria é totalmente confiável, pois trata os dados do contribuinte de forma segura, de acordo com a política de privacidade da ferramenta.
Para saber outras informações sobre o direito previdenciário, continue acompanhando o blog do Previdenciarista. Veja também os artigos completos sobre aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria especial.
Deixe um comentário