Modelo de Manifestação - auxílio-acidente - alteração da DII por respeito à coisa julgada - sucessão processual

Última atualização: 04 de janeiro de 2019

O autor, falecido durante o processo, buscava o restabelecimento de benefício por incapacidade. A perícia médica evidenciou limitação laboral devido a sequelas de fratura de coluna, justificando a concessão de auxílio-acidente. Discute-se a data de início da incapacidade (DII), considerando a coisa julgada de processo anterior que atestou capacidade laboral. Propõe-se fixar a DII em data posterior à perícia do processo anterior, respeitando a coisa julgada. Argumenta-se que o falecido possuía qualidade de segurado na data proposta. Solicita-se a concessão do auxílio-acidente desde a nova DII até a data do óbito. Quanto à sucessão processual, pede-se a habilitação da irmã interessada, com acréscimo das quotas-partes dos irmãos renunciantes e reserva das quotas dos sucessores em local incerto.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ${informacao_generica}ª VARA CÍVEL ESPECIALIZADA EM FAZENDA PÚBLICA DO FORO DA COMARCA DE ${processo_cidade}

 

Autos do processo n.º ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:

 

O Autor, falecido em ${data_generica}, ajuizou a presente ação postulando o restabelecimento de benefício por incapacidade, eis que indevidamente cessado na esfera administrativa.

Em que pese tenha o Demandante vindo a óbito no decorrer da lide, se faz necessário tecer algumas considerações.

DO MÉRITO

Ao longo da instrução, foi elaborada avaliação médica a cargo do Dr. ${informacao_generica}, laudo de folhas ${informacao_generica}.

Prestigiando o referido documento, vislumbra-se que o profissional evidenciou que que o falecido era acometido por sequelas de fratura de coluna em acidente de trabalho, em que em decorrência desta enfermidade ele apresentava limitação da capacidade laboral (quesito ${informacao_generica}).

Sem delongas, restou demonstrado o direito à concessão do benefício de AUXÍLIO-ACIDENTE, sendo, inclusive, deferida por este juízo a antecipação dos efeitos de tutela para sua implantação (folha ${informacao_generica}).

Contudo, é necessário ponderar sobre a data de início da incapacidade fixada pelo Dr. ${informacao_generica} (DII em ${data_generica}), elemento do que insurgiu-se o INSS (folha ${data_generica}), alegando suposta falta de qualidade de segurado do falecido.

Com efeito, o Dr. ${informa

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.