Manifestação - auxílio-doença acidentário - Princípio da fungibilidade - inicial pedia auxílio-acidente

yoshiaki@previdenciarista.com

Publicado em: 16/12/2016 15:12 - Atualizado em: 03/01/2019 12:01

Petição na qual se postula a aplicação do princípio da fungibilidade, tendo em vista que a inicial requeria a concessão de auxílio-acidente, porém a perícia deu conta de que o segurado se encontra incapaz ao labor.

Faça como mais de 9.000 advogados e assine o Prev. Tenha acesso a mais de 2.000 petições no acervo.

veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ${informacao_generica}ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE ${processo_cidade}

 

Processo N.º ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:

 

Em face da cessação do auxílio-doença acidentário NB ${informacao_generica}, o Demandante ajuizou a presente ação visando a concessão de auxílio-acidente, em face da expressiva limitação da capacidade laborativa.

Nesse sentido, fora determinada realização de perícia médica com especialista em ortopedia/traumatologia (laudo na fl. ${informacao_generica}).

E desde já salienta a Parte Autora que diferentemente do apontado pelo INSS em sua petição de fl. ${informacao_generica}, o Perito respondeu aos quesitos apresentados pela Autarquia na fl.${informacao_generica}, de forma que é descabido o pedido do Réu para que este venha a responder quesitos que já respondeu.

Superada tal questão, veja-se que avaliação médica elaborada pelo Ilustre Perito deu conta de que o Autor se encontra INCAPACITADO para o exercício das atividades anteriormente exercidas (vide resposta aos quesitos ${informacao_generica} e ${informacao_generica}), ou seja, os afazeres de pedreiro e carpinteiro, fixando a DII no dia do acidente laboral sofrido (${data_generica}).

Assim, fica configurada a incapacidade que permite o restabelecimento do auxílio-doença anteriormente percebido.

E giza-se que – em que pese o petitório exordial tenha pleiteado a concessão de auxílio-acidente – o fato é que é amplamente reconhecido pela Jurisprudência especializada na matéria que se aplica aos benefícios previdenciários o princípio da fungibilidade, de forma que o Magistrado tem o poder-dever de conceder o benefício mais adequado ao caso concreto, sem que isso importe em julgamento ultra ou extra petita. Nesse sentido, veja os seguintes precedentes do TJRS:

 

APELAÇÃO CÍVEL. REEXAME NECESSÁRIO. INSS. ACIDENTE DO TRABALHO. RESTABELECIMENTO DO AUXILIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO. PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. PRELIMINAR DE NULIDADE DE SENTENÇA POR ULTRA OU EXTRA PETITA. INOCORRÊNCIA. Destaco que, conquanto o pedido formulado pelo segurado seja direcionado para o restabelecimento do auxílio-doença acidentário ou a concessão do benefício de aposentadoria, o julgador não se encontra adstrito ao pedido autoral, tendo em vista o caráter social da Previdência, ou seja, se a situação fática indicar a concessão de benefício diverso daquele pleiteado, este poderá ser deferido, por força do princípio da fungibilidade dos benefícios previdenciários. Rejeitada a preliminar. Inocorrência de decisão ultra ou extra

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

Faça um cálculo testeAssine agora

Você também pode se interessar por:

Petições Iniciais

23/05/2019

Petição inicial de concessão de benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente) - prorrogação da qualidade de segurado pelo desemprego - incapacidade reconhecida administrativamente

    Requerimento Administrativo

    23/05/2019

    Requerimento Administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição pelo Fator 86/96. Conversão de tempo especial em comum.
    • Atividade Especial

    Requerimento Administrativo

    23/05/2019

    Requerimento Administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição pelo Fator 86/96. Conversão de tempo especial em comum.
    • Atividade Especial

    Requerimento Administrativo

    23/05/2019

    Requerimento Administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição pelo Fator 86/96. Conversão de tempo especial em comum.
    • Atividade Especial

    Petições Iniciais

    23/05/2019

    Petição Inicial - Aposentadoria por Tempo de Contribuição - Regra 86/96

      Petições Iniciais

      23/05/2019

      Petição Inicial - Aposentadoria por Tempo de Contribuição - Regra 86/96

        Assine o Prev e automatize cálculos e petições previdenciárias.

        a partir de

        R$ 89 / mêsFaça um cálculo teste