Modelo de Petição inicial. Auxílio doença. Requerimento de BPC/LOAS. Fungibilidade entre benefício assistencial e previdenciário.

Última atualização: 25 de janeiro de 2021

O resumo da petição apresenta uma ação previdenciária de concessão de benefício por incapacidade contra o INSS. O autor alega que, ao requerer um benefício por incapacidade, foi erroneamente orientado a solicitar um benefício assistencial. Contudo, uma sentença trabalhista reconheceu seu vínculo empregatício como empregada doméstica, garantindo sua qualidade de segurado e carência. O autor argumenta que deveria ter sido submetido a uma perícia para avaliar sua incapacidade laboral conforme a Lei 8.213/91. A petição solicita a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por incapacidade permanente, com possibilidade de majoração de 25%. O autor requer gratuidade da justiça, citação do INSS, produção de provas, reconhecimento dos períodos contributivos, e pagamento das parcelas vencidas e vincendas.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXMO(A). SR(A). JUIZ(A). FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL PREVIDENCIÁRIO DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem com o devido respeito perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, propor

 AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

 Em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

PETIÇÃO INICIAL DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE - FUNGIBILIDADE ENTRE BENEFÍCIO ASSISTENCIAL E BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO POR INCAPACIDADE

1. FATOS

A parte Autora requereu, junto à Autarquia Previdenciária, a concessão de benefício por incapacidade. Todavia, foi instruído pelo servidor do INSS a buscar a concessão de Benefício Assistencial, pois, conforme se depreende do laudo da perícia administrativa em anexo, o INSS considerou que a Autora tinha perdido a qualidade de segurado do RGPS.

Entretanto, em sentença trabalhista proferida em ${data_generica}, a parte Autora teve reconhecido a existência de vínculo trabalhista, na condição de empregada doméstica, nos períodos entre ${data_generica} a ${data_generica} e ${data_generica} a ${data_generica}.

Portanto, tem-se que o Requerente devia ter sido encaminhada para perícia que analisasse sua incapacidade para o labor, conforme disposto na Lei 8.213/91, haja vista que contava com qualidade de segurado e carência, ao invés de ser avaliada aos moldes da Lei 8.742/93, que versa sobre o benefício assistencial.

Ainda, tendo em vista que o Autor encontra-se incapacitado para o trabalho, ajuíza-se a presente ação, buscando no âmbito judicial a reparação do erro cometido na esfera a

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.