O agravo interno é o assunto do texto de hoje!

Assim, vamos abordar esse meio recursal que constitui um importante mecanismo no processo previdenciário.

 

O que é o Agravo Interno?

O agravo interno, também conhecido como agravo regimental, encontra-se previsto no art. 1.021 do CPC.

É o meio de impugnação das decisões monocráticas proferidas pelo relator em Tribunal.

Dessa forma, nas ações previdenciárias poderá ser necessária a sua interposição tanto nos processos que tramitam pelo Juizado Especial Federal, quanto pelo procedimento comum.

Assim, a interposição do agravo interno poderá ocorrer perante a Turma Nacional de Uniformização (TNU), Turmas Regionais de Uniformização (TRUs), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Hipóteses de cabimento

Conforme Regimento Interno da Turma Nacional de Uniformização dos JEFs (Resolução nº 586/2019), é cabível a interposição de agravo interno quando a decisão – art. 14, II e III:

II – determinar a suspensão junto ao órgão responsável pelo exame preliminar de admissibilidade do pedido de uniformização de interpretação de lei federal que versar sobre tema submetido a julgamento:

a) em regime de repercussão geral ou de acordo com o rito dos recursos extraordinários e especiais repetitivos pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça;

b) em recurso representativo de controvérsia pela Turma Nacional de Uniformização ou em pedido de uniformização de interpretação de lei dirigido ao Superior Tribunal de Justiça; ou

c) em incidente de resolução de demandas repetitivas ou em incidente de assunção de competência que irradiem efeitos sobre a Região.

III – negar seguimento a pedido de uniformização de interpretação de lei federal interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento consolidado:

a) em regime de repercussão geral ou de acordo com o rito dos recursos extraordinários e especiais repetitivos pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça;

b) em recurso representativo de controvérsia pela Turma Nacional de Uniformização ou em pedido de uniformização de interpretação de lei dirigido ao Superior Tribunal de Justiça;

c) em incidente de resolução de demandas repetitivas ou em incidente de assunção de competência que irradiem efeitos sobre a Região; ou

d) em súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou da Turma Nacional de Uniformização.

Dessa forma, para as ações que tramitam pelo procedimento comum, o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator para o respectivo órgão colegiado.

No momento da interposição, o agravante deverá observar as regras do regimento interno de cada tribunal.

 

Prazos

O prazo para esse recurso é de 15 dias, assim como o prazo para contrarrazões.

Assim, conforme previsão legal, o recorrente deverá impugnar especificadamente os fundamentos da decisão agravada (art. 1.021, § 1º do CPC).

Atente-se que o agravo deverá ser dirigido ao relator, o qual pode retratar-se da decisão denegatória. Não havendo retratação, o relator levará o recurso a julgamento pelo órgão colegiado (art. 1.021, § 2º).

E quando o agravo interno for declarado inadmissível ou improcedente em votação unânime? CUIDADO!

Nesses casos, haverá a condenação do agravante a pagar MULTA fixada entre 1 a 5% do valor atualizado da causa. Assim, isso se aplica independentemente da parte ser beneficiária da gratuidade da justiça ou não.

Quer saber mais? Então, acesse o texto agravo nos próprios autos: quando é cabível?

 

Modelos de Petições

Agora que você já sabe quando é cabível o agravo interno nas ações previdenciárias. Dessa forma, vou disponibilizar alguns modelos:

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

 

Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS

 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo