O calendário do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o ano de 2022 já está disponível. Dessa forma, os trabalhadores nascidos em janeiro que optarem pelo saque-aniversário já podem retirar dinheiro desde o dia 3 de janeiro. Os demais trabalhadores terão acesso a cota de 2022 aos poucos durante o ano.

As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador e o período de saques tem início sempre no primeiro dia útil do mês.

Os valores do FGTS ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. No entanto, caso o dinheiro não seja retirado dentro deste prazo, o valor volta para as contas do FGTS do trabalhador.

 

Confira o calendário para o saque-aniversário em 2022:

Confira o calendário do saque-aniversário em 2022

O que é o Saque-Aniversário do FGTS?

O FGTS é uma reserva financeira do trabalhador, depositada mensalmente pelo empregador. Contudo, é uma poupança forçada, que só pode ser sacada em situações específicas, como na demissão sem justa causa ou aposentadoria. Nesse caso, como o trabalhador não pode sacar esses valores, ele tem que receber um rendimento para compensar a inflação. Assim, os valores são remunerados com base em taxas.

O Saque-Aniversário do FGTS foi criado em 2019 e esta em vigor desde 2020. Assim, ela permite que o trabalhador retire parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. No entanto, caso optar por essa modalidade, o trabalhador não receberá parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.

 

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Revisão do FGTS (2021): o que podemos esperar do STF?]

STF adia julgamento do FGTS: Preciso entrar com o processo?

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo