O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (1), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 215/21. Tal projeto trata sobre o acordo previdenciário assinado entre Brasil e Índia no ano de 2020.

O acordo facilita o acesso aos benefícios previdenciários para os trabalhadores de um país que residem outro. Dessa forma, é possível somar os períodos de contribuição trabalhados em sistemas previdenciários diferentes. Tal ato permite a concessão de aposentadores, auxílios e pensões.

Além disso, o documento também permite que os trabalhadores e empresas possam contribuir duplamente em cada sistema previdenciários pelo mesmo emprego. O Projeto de Decreto Legislativo também define as seguintes medidas:

  • Regras de totalização dos períodos de cobertura e do cálculo de benefícios;
  • Intercâmbio de informações;
  • Concessão de benefícios por invalidez;
  • Sigilo de dados pessoais trocados;
  • Troca de estatísticas; e
  • Resolução de conflitos.

Por fim, cabe ao Senado Federal aprovar, ou não, o acordo previdenciário entre o Brasil e a Índia.

Quer sabe mais sobre o tópico? Então, acesse também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev CasosClique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de AdvogadosClique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo