Entre junho e setembro de 2024, o número de pedidos em espera no INSS saltou de 1,353 milhão para 1,798 milhão, um aumento de 32,9%. Isso significa um acréscimo de 445 mil requerimentos em apenas três meses, segundo dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps).

De acordo com a publicação da revista Exame, “quase 1,5 milhão dos processos aguardam exclusivamente a análise do INSS e da perícia médica, enquanto o restante depende da entrega de documentos pelos segurados”. O número de atrasos superiores a 45 dias também subiu significativamente, de 541,2 mil para 705 mil no mesmo período.

Leia: Conheça 5 direitos de quem aguarda na fila do INSS.

Metas para reduzir a fila não foram alcançadas

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, havia prometido reduzir o tempo médio de espera para a concessão de benefícios para 30 dias até o final deste ano. No entanto, o prazo médio aumentou de 39 dias em junho para 41 dias em setembro, contrariando a meta estabelecida.

Algumas das possíveis razões do aumento das filas são as greves dos servidores do INSS e dos médicos peritos. Além disso, problemas de instabilidade no sistema têm dificultado a análise e concessão de benefícios previdenciários, agravando a situação.

Impacto na vida dos segurados

O crescimento da fila e os atrasos afetam diretamente milhares de segurados que dependem de benefícios para sobreviver. Enquanto isso, o detalhamento das filas segue suspenso no Portal da Transparência desde junho, limitando o acesso às informações completas sobre o problema.

Confira: encontre advogados previdenciários para ajudar com sua aposentadoria do INSS.

Como anda a fila do INSS hoje?

Até novembro de 2024, a situação da fila do INSS continua complicada para os segurados do órgão. Isso porque o número de pedidos de espera saltou de 1,353 milhão para 1,798 milhão, um aumento de 32,9%.

Quanto tempo demora a fila do INSS?

Apesar da meta do governo federal de reduzir o tempo médio de espera para 30 dias, o prazo aumentou de 39 dias em junho para 41 dias em setembro, contrariando a meta estabelecida.

Como saber a posição na fila do INSS?

Ao acessar o site ou aplicativo Meu INSS, clique em “Entrar com gov.br”, informe o CPF e a senha e clique em “Entrar”. Depois disso, vá em “Consultar Pedidos”, localize o pedido e clique em “Detalhar”. Leia as mensagens constantes no processo para saber a situação e se há providências a tomar.

assine previdenciarista

Voltar para o topo