O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, por meio da Portaria Nº 263 publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, a suspensão de perícias do pente-fino após aumento de casos de Covid.

A medida se faz necessária para o enfrentamento do estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. Assim, a suspensão das perícias médicas no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão) tem início a partir de 12 de janeiro de 2022.

No entanto, a medida não vale para os casos de multirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal – SPMF.

A portaria não informa uma data para a retomada das perícias médicas.

Pente Fino

O INSS divulgou em 30 de Julho de 2021 que iria realizar novo pente fino nos benefícios por incapacidade.

Com efeito, o objetivo do governo era revisar cerca de 170 mil benefícios com suspeitas de irregularidades. Em especial, de beneficiários que têm documentos em falta no cadastro de concessão.

Dessa forma, o foco são os segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que não tenha data de cessação ou, ainda, que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia médica.

 

Quer sabe mais sobre o tópico? Então, veja também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo