O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve manter os pagamentos do auxílio-doença, até que a segurada passe pela perícia de reabilitação profissional.

De acordo com a segurada, ela recebeu o auxílio-doença até maio de 2019, devido a dores lombares e transtorno do disco cervical. Nessa época, o INSS cessou os pagamentos com base no resultado da pericia médica. De acordo com o perito, ela não apresentava mais a incapacidade para o trabalho. No entanto, ela entrou com uma ação junto a 2ª Vara da Comarca de Irati, solicitando o restabelecimento do benefício, ou a conversão do mesmo em aposentadoria por invalidez. Segundo a beneficiária, ela ainda estava sofrendo com uma doença incapacitante, além de não possuir renda para prover o próprio sustento. Ao julgar o pedido, a Vara determinou que o INSS deveria retomar os pagamentos do auxílio-doença, até que ela seja seja submetida à reabilitação profissional. O INSS, por sua vez, recorreu ao TRF4.

Ao analisar o caso, o TRF4 concordou com a decisão proferida pela 2ª Vara da Comarca de Irati. Para o Tribunal, já que a segurada se encontra incapacitada para a sua atividade habitual, cabe ao INSS pagar o benefício até a conclusão da reabilitação profissional. Portanto, agora cabe ao INSS o restabelecimento dos pagamentos do benefício.

 

Com informações do TRF4.

Quer sabe mais sobre o Auxílio-Doença e os benefícios por Incapacidade do INSS? Então, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias sobre o auxílio-doença e o mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo