Na última segunda-feira (4), o Ministro do Trabalho e Previdência realizou uma reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tratar de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na reunião, estiveram presentes o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O objetivo foi buscar medidas para facilitar o acesso de advogados aos serviços do INSS.

Caso o acordo seja assinado, os advogados poderão realizar os pedidos de benefícios e acompanhar o andamento dos processos do INSS em tempo real. Tudo será feito por meio da criação de ferramentas digitais. De acordo com o Ministério, vários acordos similares já existem em alguns estados. Assim, espera-se unificar e padronizar esses procedimentos.

Na ocasião, o novo Ministro do Trabalho e Previdência ainda indicou a possível criação de um grupo de trabalho para discutir esses acordos.

O acesso ao “Portal IN” do INSS

Além dos debates sobre o possível Acordo, durante a reunião a OAB solicitou o acesso pelos advogados e segurados do “Portal IN”.

O Governo divulgou o Portal em março e apresenta tabelas, fluxogramas, resumos, portarias relevantes aos advogados.  Dessa forma, o portal seria uma forma de facilitar o acesso aos novos cálculos apresentados pela Instrução Normativa (IN) 128/2022 do INSS, que substitui a IN 77/2015.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo