Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parcela do 13° salário ainda em maio de 2023. O decreto que autoriza o pagamento foi assinado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na última semana. Agora, o calendário com as datas dos depósitos foi divulgado.

O 13° salário do INSS é uma gratificação aos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS. O objetivo do décimo terceiro é garantir uma renda extra aos beneficiários. Sendo assim, o valor do 13° é pago em duas parcelas. Em 2023 a primeira metade do benefício será paga em maio. Enquanto a segunda metade será depositada em junho.

Confira as datas de pagamento do 13° salário:

Os pagamentos ocorrerão de acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, para os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor de até um salário-mínimo receberão a primeira parcela entre os dias 25 de maio e 7 de junho. O depósito da segunda parcela ocorre entre os dias 26 de junho e 7 de julho. As datas seguem a ordem do Número de Inscrição Social, o NIS:

13º salário do INSS: benefícios com o valor de até um salário mínimo!

 

Por outro lado, para os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor acima de um salário-mínimo receberão a primeira parcela entre os dias 1 de junho e 7 de junho. O depósito da segunda parcela ocorre entre os dias 3 de julho e 7 de julho. As datas também seguem a ordem do NIS:

13º salário do INSS: benefícios com o valor acima de um salário mínimo!

 

Quem tem direito ao 13° salário?

Dessa forma, tem direito ao pagamento, todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante o ano de 2023:

  • Auxílio por incapacidade temporária;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão.

Para realizar a consulta dos valores, basta acessar o site ou aplicativo do MeuINSS.

O final de 2022 e esse início de 2023 está sendo bem movimentado no mundo do direito previdenciário, com várias reviravoltas em revisões e novidades que afetam os segurados do INSS. Dessa forma, entre as grande novidades temos a aprovação da Revisão da Vida Toda e das Atividades Concomitantes. Além disso, tivemos debates muito importantes sobre a Aposentadoria Especial e mudanças que podem afetar a concessão do seu benefício.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo