A Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do INSS está suspensa até o dia 31 de maio de 2021, conforme já noticiado aqui no Prev. No entanto, a partir do mês de junho de 2021, ela volta a ser obrigatória para todos os beneficiários.

Dessa forma, os segurados que não realizarem a prova de vida no próximo mês terão seus benefícios cortados, respeitando os novos prazos de realização da prova de vida.

Confira abaixo o novo calendário para a realização da Prova de Vida do INSS:

INSS: Prova de vida volta a ser obrigatória em junho

Os beneficiários selecionados para realizar a Prova de Vida Digital e que ainda não a fizeram também terão os pagamentos bloqueados. Neste caso, é preciso fazer o reconhecimento facial no aplicativo do Meu INSS.

O Dr. Yoshiaki Yamamoto já ensinou como fazer esse procedimento de Prova de Vida Digital aqui.

Por fim, vale lembrar que, por conta da pandemia, os horários de funcionamento das agências podem ser diferentes. Portanto, não esqueça de se informar antes de ir até o local.

Para que serve a prova de vida do INSS?

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Portanto, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontra suspenso.

Anteriormente, no canal do Youtube do Previdenciarista, já publicamos um vídeo em que ensinamos detalhadamente o que é e como fazer a prova de vida do INSS:

Quer sabe mais? Leia também:

Prova de Vida: Banco do Brasil disponibiliza ferramenta pelo aplicativo 

Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS

Divulgado calendário da Prova de Vida para os aposentados do INSS

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo