O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a reagendar automaticamente as perícias que foram canceladas devido à greve dos peritos médicos, que ocorre desde setembro de 2024. O reagendamento será feito para outros profissionais que continuam trabalhando, com prioridade para que o segurado seja atendido no mesmo dia.

Segundo o órgão, “as novas datas serão informadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135”. Os segurados receberão notificações via push no celular, desde que estejam ativadas, e também por meio do canal telefônico.

Antes de continuar a leitura desta notícia, conheça a plataforma completa para advogados previdenciários, com soluções que facilitam o dia a dia no escritório: cálculos de aposentadoria, diretório de advogados, banco de laudos e muito mais! 

Motivos da greve dos peritos do INSS

Desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos médicos estão em greve parcial. De acordo com o portal UOL, “a categoria reivindica o cumprimento do acordo de greve assinado em 2022”, mas o INSS alega impossibilidade de cumprimento devido a um parecer contrário do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou ilegais alguns pontos do acordo firmado no governo anterior.

A paralisação resultou no cancelamento de milhares de atendimentos e no aumento da fila de espera por perícias. Em janeiro de 2024, havia 880,5 mil pessoas aguardando atendimento. Esse número caiu para 566 mil em junho, mas voltou a subir após o início da greve em agosto. Em janeiro de 2025, a fila parcial já chegava a 686 mil pessoas.

Leia também: Quem tem 20 anos de contribuição pode se aposentar?

O caso de Maria: quatro meses sem benefício

Maria Assunção Cambronio, paciente com câncer de mama, é uma das milhares de pessoas afetadas pela greve. Em reportagem para o Jornal Nacional, ela afirmou que aguardava a perícia desde outubro de 2024 para conseguir o benefício previdenciário. Inicialmente, a consulta foi marcada para janeiro de 2025, mas foi cancelada devido à greve. Agora, sua nova data é em março.

“Isso é muito importante porque a gente depende do benefício, que só é liberado quando passa pelo perito, e a gente precisa comprar remédio”, relatou Maria.

Medidas do INSS contra a greve dos peritos

O INSS anunciou que os peritos médicos que aderiram à greve terão suas agendas suspensas e os dias de paralisação descontados dos salários. Além disso, a Dataprev será responsável por reagendar automaticamente os atendimentos para profissionais que não aderiram à greve, tendo iniciado nesta segunda-feira (27).

Alerta contra golpes

O INSS alerta que as informações sobre novas datas e horários de perícias são fornecidas apenas pelo aplicativo Meu INSS e pela Central 135. O órgão não entra em contato por e-mail ou redes sociais. Isso porque golpistas têm se passado por atendentes do INSS e cobrado para informar novas datas de perícia. Qualquer tentativa de cobrança deve ser denunciada.

assine previdenciarista

Voltar para o topo