O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Portaria Nº 1.023 na última terça-feira (7), que regulamenta a prorrogação de prazos em caso de falhas no Meu INSS. A extensão dos prazos agora é prevista na Portaria DIRBEN/INSS 993, no Livro IV – Processo Administrativo Previdenciário.

De acordo com a portaria, os prazos para a entrega de documentos e pedidos de solicitações ao INSS prorrogam-se até às 23h59 do próximo dia útil. Considera-se o próximo dia útil o seguinte à retomada de funcionamento do Meu INSS. A prorrogação é válida quando a indisponibilidade do sistema for superior a três horas. Ininterruptas ou não, desde que ocorrida no mesmo dia.

No entanto, a prorrogação não será automática pelo sistema. Assim, cabe ao servidor responsável pela análise com o prazo expirado realizar a prorrogação quando observada a indisponibilidade do sistema. E claro, desde que solicitada pelo interessado.

Ainda, a portaria regulamenta que o INSS deverá manter um registro das falhas, sempre divulgado ao público por meio de um relatório, contendo as seguintes informações:

  • data, hora e minuto do início e do término da indisponibilidade;
  • o período total de indisponibilidade ocorrida até as 23h59 do dia; e
  • as aplicações ou serviços que ficaram indisponíveis.

A regulamentação dos prazos ocorreu após um ofício enviado ao INSS pela OAB Nacional.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo