Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram o fim da greve e retomam os atendimentos na última sexta-feira (20).

Em reunião com o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, os médicos peritos assinaram um acordo para determinar o fim da greve, que teve inicio no final de março de 2022.

A greve reivindicava algumas demandas da categoria. Entre elas, a fixação de no máximo 12 atendimentos diários, e a recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%). Os médicos peritos do INSS ainda solicitam readequação das agências que foram reabertas sem as condições sanitárias adequadas. Juntamente com o fim da tele perícia e de análises documentais como o DOCMED.

O acordo assinado estabelece que os médicos peritos devem repor os dias de greve, visando reduzir a fila das perícias médicas acumuladas. Além disso, o acordo também define o número máximo de 12 atendimentos diários por perito. Juntamente com o pagamento de R$61,72 para os médicos peritos por cada perícia extra realizada por dia.

Por fim, o acordo também prevê a publicação de uma portaria para estabelecer regras para análise de documentos com base na conformação de atestado para afastamentos de até 90 dias.

O atendimento regular das perícias médicas do INSS à população tem início nesta segunda-feira (23).

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo