Conforme noticiado pelo Prev, servidores do INSS estão organizando uma greve por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03.

Nesse sentido, é possível que ocorra o reagendamento de muitas perícia médicas, e segurados incapazes de trabalhar possam ficar semanas sem uma resposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesse post irei dar uma dica caso a greve se concretize, e a perícia seja reagendada para uma data distante.

 

O que fazer se a perícia médica for reagendada pelo INSS?

Antes de tudo, precisamos manter a calma, pois a greve no INSS ainda não é certa. Ademais, em caso de greve, ainda não sabemos se os médicos do setor de perícias irão aderir.

De qualquer forma, caso isso ocorra, não é o “fim do mundo”.

Em resumo, caso a perícia seja agendada para uma data posterior a 45 dias, contados da data em que o segurado requereu o benefício, o INSS deve implantar o benefício automaticamente, até ser realizada a perícia.

Esse direito é garantido por uma Ação Civil Pública (n. 50042271020124047200), e pelo acordo feito pelo INSS no Tema 1.066/STF.

Caso o benefício não haja implantação, é possível impetrar um Mandado de Segurança!

Por fim, abaixo segue um modelo de mandado de segurança para esse tipo de caso.

 

Modelo de petição

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo