A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2353/15, que uniformiza o conceito de pescador artesanal para fins previdenciários.

O projeto tem autoria do ex-Deputado Alfredo Nascimento (AM) e foi aprovado na forma de um substitutivo adotado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. De acordo com a proposta, o conceito de pescador artesanal passaria a integrar a Lei de Planos de Benefícios da Previdência Social e também a Lei 8.212/91. Atualmente, o conceito está previsto apenas na Lei da Pesca.

  • Art. 1º O art. 12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação:
    b) pescador artesanal ou a este assemelhado que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida, conforme estabelecida no caput e parágrafo único do art. 4º e no inciso I, alínea “a”, do art. 8º da Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009. (NR)”
  • Art. 2º O art. 11 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação:
    b) pescador artesanal ou a este assemelhado que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida, conforme estabelecida no 5
    caput e parágrafo único do art. 4º e no inciso I, alínea “a”, do art. 8º da Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009. (NR)”

Dessa forma, o objetivo do projeto é evitar divergências que possam dificultar o enquadramento dos pescadores artesanais como segurados especiais da Previdência Social. Portanto, a proposta garante uma estabilidade jurídica ao adotar um conceito mais amplo sobre a profissão.

O PL 2353/15 segue em tramitação na Câmara pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer saber mais sobre as regras atuais da aposentadoria rural? Então, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo