Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei N° 2814/2020, o qual busca prioridade a idosos em processo administrativo ou judicial.

O projeto tem autoria do Deputado Alexandre Frota (PSDB/SP) e altera o Estatuto do Idoso. Dessa forma, caso a proposta seja aprovada, fica assegurado às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos a prioridade na tramitação. Assim, o Estatuto do Idoso passaria a vigorar com a seguinte redação:

Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

§ 1º A garantia de prioridade compreende:

                    X – A tramitação do andamento de processo administrativo e judicial, no qual o idoso seja parte, seja como polo ativo como passivo.”

A justificativa do Deputado é de que ao resolver os processos administrativos e judiciais em prazo menor que os normais, fará com que o “idoso seja contemplado com a resposta que o Estado deva dar às suas demandas”.

O projeto segue em analise na Câmara e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

 


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

 


 

Voltar para o topo